Questões de Filosofia terceiros anos 2 º Bimestre
1.
(Unisc 2016) Anarquismo é uma corrente de pensamento com variadas
expressões no pensamento filosófico e político. Os anarquistas têm
em comum a defesa da liberdade pessoal, da participação direta dos
cidadãos em todos os assuntos políticos e a recusa às diferentes
formas de autoridade e de governo. São contrários à representação
política e à delegação de poder. Entendem que a ordem social não
requer a existência de governo. Há um segundo sentido do termo,
comum na linguagem popular, em que anarquista significa ser apoiador
da desordem e do caos.
Dicionário
de Filosofia Política, Edunisinos, 2010.
Considerando
o primeiro sentido, próprio do pensamento filosófico e político,
assinale a alternativa condizente com a visão anarquista.
a)
Voto universal e eleições diretas para todos os cargos
governamentais.
b)
Cooperativas e sindicatos de trabalhadores.
c)
Organização terrorista anticapitalista, militarizada e
hierarquizada, tipo Al-Qaeda.
d)
Parlamentos livres (de deputados, senadores ou vereadores).
e)
Democracia representativa.
2.
(Uem-pas 2015) Valéria Pilão informa que, por ocasião da Copa do
Mundo de 1970, durante a ditadura militar estabelecida no país,
Miguel Gustavo compôs a canção “Pra frente Brasil”, que
incitava:
“Noventa
milhões em ação
Pra
frente Brasil do meu coração
Todos
juntos vamos
Pra
frente Brasil
Salve
a seleção (...)”
(PILÃO,
Valéria. Movimento estudantil. In: LORENSETTI, Everaldo et al.
Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 275)
Levando
em consideração o conteúdo do trecho citado e o contexto em que a
música foi elaborada, é correto afirmar que:
01)
o compositor, com suas palavras, dá a entender um descontentamento
com o regime político.
02)
a canção dirige-se à população brasileira, estimulando
sentimentos de grandiosidade nacionalista.
04)
a letra cria uma identificação entre a nação e a seleção, como
se a vitória desta significasse avanço daquela.
08)
o compositor busca estimular os sentimentos críticos dos jogadores e
da comissão técnica, em relação ao momento político vivenciado
pelo país.
16)
a letra, apesar de tratar de futebol, tema pelo qual o brasileiro é
apaixonado, fala do assunto de modo imparcial, sereno.
3.
(Enem PPL 2015) Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, “é
relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos
recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no
interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações
primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científica,
moral, artística, literária, comercial e industrial, apanágio das
raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento
fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para
realizar o duplo fim que acabamos de indicar”.
MÉRIGNHAC.
Précis de législation et d´économie coloniales. Apud LINHARES, M.
Y.
A
luta contra a Metrópole (Ásia e África). São Paulo: Brasiliense,
1981.
A
definição de colonização apresentada no texto tinha a função
ideológica de
a)
dissimular a prática da exploração mediante a ideia de
civilização.
b)
compensar o saque das riquezas mediante a educação formal dos
colonos.
c)
formar uma identidade colonial mediante a recuperação de sua
ancestralidade.
d)
reparar o atraso da Colônia mediante a incorporação dos hábitos
da Metrópole.
e)
promover a elevação cultural da Colônia mediante a incorporação
de tradições metropolitanas.
4.
(Uem 2011) Assinale o que for correto sobre o conceito de ideologia.
01)
Expressa a visão social de mundo de um grupo ou classe social que se
impõe ou busca a imposição sobre outro.
02)
Define as escolhas dos indivíduos e age sobre eles como um corpo
sistemático de representações e de normas.
04)
Gera processos de identificação e aceitação de comportamentos,
condenando as condutas desviantes.
08)
Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de classes que nela se
estabelece.
16)
Mantém independência dos processos cotidianos da vida social, tendo
suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho.
5.
(Unimontes 2011) “A ideia da ideologia, na sociedade capitalista,
pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente
universal, que, buscando identificar a realidade social com o que as
classes dominantes pensam sobre ela, esconde, oculta as contradições
existentes e silencia as representações contrárias às dessa
classe. Parte-se do pressuposto de que a sociedade capitalista é uma
sociedade harmônica, em que não há nenhuma forma de exploração.”
(TOMAZI,
N.D. Sociologia da Educação)
Considerando
as reflexões do autor sobre esse tema, julgue os itens a seguir:
I.
Essas reflexões estão apoiadas nas ideias de Karl Marx sobre a
ideologia na sociedade capitalista.
II.
Essas reflexões concordam com o fato de que a sociedade capitalista
está dividida em classes que são contraditórias e conflituosas e
que, portanto, existem explicações, teorias divergentes e discursos
conflituosos sobre a realidade social.
III.
Essas reflexões estão apoiadas nas ideias de Max Weber sobre a
sociedade capitalista.
IV.
Essas reflexões partem do pressuposto de que a ideologia é sempre
expressa por um grupo ou por uma classe, sendo, portanto, o indivíduo
apenas o subsidiário de todo um pensamento anterior e mais amplo
sobre a vida social.
Estão
corretos os itens
a)
II, III e IV, apenas.
b)
I, II e IV, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I e IV, apenas.
6.
(Unicentro 2010) “Todos nós participamos de certos grupos de
ideias [...]. São espécies de “bolsões” ideológicos, onde há
pessoas que dizem coisas em que nós também acreditamos, pelas quais
lutamos, que têm opiniões muito parecidas com as nossas. Há alguns
autores que dizem que na verdade nós não falamos de fato o que
acreditamos dizer, haveria certos mecanismos, certas estruturas que
“falariam por nós”. Ou seja, quando damos nossas opiniões,
quando participamos de algum acontecimento, de alguma manifestação,
temos muito pouco de nosso aí, reproduzimos conceitos que circulam
nesses grupos. Ideologia não é, portanto, um fato individual, não
atua de forma consciente na maioria dos casos. Quando pretendemos
alguma coisa, quando defendemos uma ideia, um interesse, uma
aspiração, uma vontade, um desejo, normalmente não sabemos, não
temos consciência de que isso ocorre dentro de um esquema maior,
[...] do qual somos representantes – repetimos conceitos e vontades
que já existiam anteriormente”
(MARCONDES
FILHO, Ciro. Ideologia: O que todo cidadão precisa saber sobre. São
Paulo, 1985, p.20).
A
partir do texto é possível afirmar que a Ideologia é
a)
um fato individual, consciente e que se manifesta por vontades
particulares.
b)
um conjunto de atitudes individuais e momentâneas que não
interferem na vida social.
c)
algo que se reproduz fora e sem sofrer influências do grupo social.
d)
algo que se reproduz solitariamente.
e)
algo que se reproduz a partir da convivência entre os indivíduos em
grupos, que defendem os mesmos interesses e possuem opiniões
semelhantes.
7.
(Unioeste 2009) Com base nos seus conhecimentos sobre o termo
ideologia, considere as afirmativas a seguir:
I.
Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a
percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos
ou aspectos sociais e políticos.
II.
Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa
consciência”: uma crença mistificante que é socialmente
determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em
benefício das classes dominantes.
III.
A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão
coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem
possibilidades de se romper com seus pressupostos.
IV.
A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a
visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.
Assinale
a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a)
I e II.
b)
I, II e III.
c)
I, II e IV.
d)
II e IV.
e)
II, III e IV.
8.
(Ueg 2009) Ideologia é um conceito
a)
desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida
pelos especialistas no trabalho intelectual.
b)
desenvolvido por Weber e significa um processo de passagem da ética
protestante para o espírito do capitalismo.
c)
que significa anomia, para Durkheim; alienação, para Marx; e
racionalização, para Weber.
d)
criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na
sociedade.
9.
(Uem 2008) Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que
“(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas,
mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer
tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos
ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está
explicitamente afirmado”.
(O
que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04).
Considerando
o texto acima e o conceito de ideologia para Karl Marx, assinale o
que for correto.
01)
Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são
ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância
dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o
individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a
soberania popular por meio da representação.
02)
Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada
sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua
objetividade.
04)
Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão”
individual sem interferências anteriores e influências comunitárias
para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia,
ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
08)
Na sociedade brasileira, a ideologia da democracia racial afirma que
índios, negros e brancos vivem em harmonia, com igualdade de
condições. Essa formulação omite as desigualdades étnicas
existentes no país.
16)
Ideologia consiste em ideias que predominam na sociedade e que, por
isso, são internalizadas por todos os indivíduos. Portanto não
existem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
10.
(Uem 2008) Podemos conceituar mudança social como toda inovação
ocorrida na sociedade de forma geral ou em um grupo específico.
Sobre esse tema, assinale o que for correto.
01)
O filósofo Auguste Comte era favorável à Revolução Francesa,
visto que apoiava as mudanças que ela continha. Afirmava,
entretanto, que as transformações da sociedade deveriam ser
condicionadas pela manutenção da ordem social.
02)
No processo histórico de desenvolvimento das sociedades humanas, as
mudanças são inevitáveis. É consenso na sociologia que elas
ocorrem em todas as instituições sociais de modo natural, em
circunstâncias semelhantes à evolução pela qual passam os animais
e os vegetais.
04)
Com a ampliação das suas bases industriais na década de 1950, o
Brasil passou por uma grande transformação: sua população, que
era rural, tornou-se majoritariamente urbana. Essa mudança foi
provocada pelas condições favoráveis oferecidas nas cidades, isto
é, oferta de emprego, de moradia, serviços de saúde e educação
suficientes para todos aqueles que imigraram para o espaço urbano.
08)
Vê-se, em nossa sociedade urbana industrial, que as famílias
passaram por mudanças. O outrora preponderante tipo familiar
patriarcal sofreu modificações. Hoje há outras formas de
organização familiar, como a família conjugal (com a diluição do
poder entre mulheres e homens), a família chefiada por mulheres e a
conjugalidade homossexual.
16)
Com base nas consequências produzidas pela Lei Áurea de 1888, no
Brasil, podemos concluir que, dependendo do contexto, mudanças
legislativas não são suficientes para alterar prontamente padrões
cristalizados de relações sociais.
11.
(Ueg 2008)
A
Filosofia e a Sociologia são disciplinas que promovem uma reflexão
crítica sobre os mais variados temas, particularmente o da
ideologia. Partindo de uma análise crítica e utilizando o conceito
de ideologia desenvolvido por Marx e outros pensadores, é correto
afirmar que o cartum
a)
revela que, independentemente dos indivíduos e das classes sociais,
todos pertencemos ao povo brasileiro.
b)
mostra que, diante da televisão, todos os brasileiros são iguais
nesse momento.
c)
sugere que há um crescimento quantitativo dos telespectadores com o
passar do tempo.
d)
mostra que o discurso sobre “povo brasileiro” é ideológico,
falso, abole as divisões e desigualdades sociais.
12.
(Uel 2006) “[...] uma grande marca enaltece - acrescenta um maior
sentido de propósito à experiência, seja o desafio de dar o melhor
de si nos esportes e nos exercícios físicos ou a afirmação de que
a xícara de café que você bebe realmente importa [...] Segundo o
velho paradigma, tudo o que o marketing vendia era um produto. De
acordo com o novo modelo, contudo, o produto sempre é secundário ao
verdadeiro produto, a marca, e a venda de uma marca adquire um
componente adicional que só pode ser descrito como espiritual”. O
efeito desse processo pode ser observado na fala de um empresário da
Internet comentando sua decisão de tatuar o logo da Nike em seu
umbigo: “Acordo toda manhã, pulo para o chuveiro, olho para o
símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia
como tenho de agir, isto é, ‘just do it’.”
(KLEIN,
Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de
Janeiro: Record, 2002, p. 45-76.)
Com
base no texto e nos conhecimentos sobre ideologia, é correto
afirmar:
a)
A atual tendência do capitalismo globalizado é produzir marcas que
estimulam a conscientização em detrimento dos processos de
alienação.
b)
O capitalismo globalizado, ao tornar o ser humano desideologizado,
aproximou-se dos ideais marxistas quanto ao ideal humano.
c)
Graças às marcas e à influência da mídia, em sua atuação
educativa, as pessoas tornaram-se menos sujeitas ao consumo.
d)
O trabalho ideológico em torno das marcas solucionou as crises
vividas desde a década de 1970 pelo capital oligopólico.
e)
Por meio da ideologia associada à mundialização do capital,
ampliou-se o fetichismo das mercadorias, o qual se reflete na
resposta social às marcas.
13)
A ideologia é o conjunto de representações e ideias, bem como de
normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a
pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe que detém o
poder. Essa consciência da realidade é uma falsa consciência,
porque camufla a divisão existente dentro da sociedade,
apresentando-a como una e harmônica, como se todos partilhassem dos
mesmos objetivos e ideais. ” (ARANHA, Maria Lúcia e MARTINS,
Maria Helena. Temas de Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 1998, p.
72)
Com
base na citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
a)
O modo de operação da ideologia se dá através do falseamento da
realidade, apresentando os interesses de alguns como interesse de
todos.
b)
Numa sociedade de classes, embora as classes sociais sejam distintas,
os interesses são comuns a todos; daí a importância da ideologia.
c)
A ideologia é um conjunto de representações, formas de ação e
ideias em geral, disseminadas pela classe socialmente dominante.
d)
A principal tarefa da ideologia é fazer com que o conjunto da
sociedade aja de forma a garantir os interesses da classe que detém
o poder.
14)
(IESP). Ao discorrer sobre ideologia, Marilena Chauí afirma que
“(...) a coerência ideológica não é obtida malgrado as lacunas,
mas, pelo contrário, graças a elas. Porque jamais poderá dizer
tudo até o fim, a ideologia é aquele discurso no qual os termos
ausentes garantem a suposta veracidade daquilo que está
explicitamente afirmado”.
(CHAUÍ,
Marilena. O que é
ideologia. São Paulo:
Brasiliense, 1981, p. 04).
I.
O fundamento último do mundo capitalista não são interesses
quaisquer, mas os interesses econômicos de classe.
II. Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação.
III. Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
IV. Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
II. Na maioria das sociedades capitalistas, as desigualdades são ocultadas pelos princípios ideológicos que afirmam a importância dos seguintes elementos: o progresso, o “vencer na vida”, o individualismo, a mínima presença do Estado na economia e a soberania popular por meio da representação.
III. Ideologia corresponde às ideias que predominam em uma determinada sociedade, portanto expressa a realidade tal qual ela é na sua objetividade.
IV. Uma pessoa pode elaborar uma ideologia, construir uma “questão” individual sem interferências anteriores e influências comunitárias para a sua sustentação. Assim, com base em sua própria ideologia, ela poderá refletir e agir em sua sociedade.
Considerando
o fragmento do texto de Marilena Chauí e as afirmativas acima
baseadas no conceito de ideologia para Karl Marx. Assinale a
alternativa abaixo que apresenta apenas as afirmativas corretas:
a)
I e III.
b) I e II.
c) II e IV.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) todas as afirmativas estão erradas.
b) I e II.
c) II e IV.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) todas as afirmativas estão erradas.
15)
(UnB/CESPE). Com referência a ideologia, assinale a opção correta.
a)
É um conjunto de ideias, valores, concepções ou opiniões acerca
de pontos não-sujeitos a discussões.
b) Constitui, de acordo com Marilena Chauí, um corpo não sistematizado de representações e normas que nos ensinam a pensar e agir em sociedade.
c) Implica, em sua visão negativa, assumir que as diferenças de classe e os conflitos sociais são ocultos ou justificados em nome de uma sociedade justa e harmônica.
d) É para Marx, de tal maneira insidiosa, que somente aqueles que a utilizam como instrumento de dominação percebem o seu caráter ilusório.
b) Constitui, de acordo com Marilena Chauí, um corpo não sistematizado de representações e normas que nos ensinam a pensar e agir em sociedade.
c) Implica, em sua visão negativa, assumir que as diferenças de classe e os conflitos sociais são ocultos ou justificados em nome de uma sociedade justa e harmônica.
d) É para Marx, de tal maneira insidiosa, que somente aqueles que a utilizam como instrumento de dominação percebem o seu caráter ilusório.

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