Questões 2°ano Sociologia 2°bimestre
1)
(Unioeste 2011) “Na segunda metade do século XX, a tendência à superação das
ideias racistas permitiu que diferentes povos e culturas fossem percebidos a
partir de suas especificidades. Grupos de negros pressionaram pela adoção de
medidas legais que garantissem a eles igualdade de condições e combatessem a
segregação racial. Chegamos então ao ponto em que nos encontramos, tendo que
tirar o atraso de décadas de descaso por assuntos referentes à África”. Marina
de Mello e Souza. A descoberta da África. RHBN, ano 4, n. 38, novembro de 2008,
p.72-75.
A partir deste texto e do conhecimento da
sociologia a respeito da questão racial em nosso país, é possível afirmar que:
(Valor 1,0 ponto)
a) autores como
Gilberto Freyre, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro,
entre outros tantos autores, são importantes por chamarem a atenção do país
para o papel dos negros na construção do Brasil e da brasilidade, e as formas
de exclusão explícitas e implícitas que sofreram.
b) apesar de relevante
a luta contra o preconceito racial, o estudo da África só diria respeito ao
conhecimento do passado, do período do Descobrimento do Brasil até a abolição
da escravidão entre nós.
c) estudar a África só
nos indicaria a captura e a escravidão de diferentes povos africanos, tendo em
vista que raça e o racismo são categorias ideológicas as quais servem para
encobrir as fortes tensões sociais existentes entre a imensa classe de pobres e
o seu oposto a dos ricos.
d) a autora quer dizer
que devemos hoje operar cada vez mais com categorias tais como a especificidade
da etnia negra, da etnia branca, da etnia amarela e outras mais.
e)
nenhuma das alternativas está correta.
2)
(PITÁGORAS) Uma das demandas de movimentos contemporâneos por igualdade de
direitos é a superação de preconceitos inscritos em expressões de fala do nosso
cotidiano. Assinale, dentre as frases a seguir, aquela que NÃO expressa a
naturalização de preconceitos ou subordinação de pessoas de acordo com sua
cor/raça, gênero ou classe. (Valor 1,0 ponto)
a) "Mulher no
volante, perigo constante".
b) "O homem veio
do macaco".
c) "Bom dia para
todos e para todas".
d) "A mulher foi
feita a partir da costela do homem".
e) "Aquele lugar
só é frequentado por gente 'feia'"
3) (Upe 2013) As desigualdades sociais no Brasil têm muitas
causas e geram várias consequências. Historicamente, elas iniciaram seu
desenvolvimento com a chegada dos portugueses. A Sociologia vem estudando as
diferenças sociais entre os brasileiros, em diversos aspectos. Sobre esse
assunto, assinale a alternativa CORRETA. (Valor 1,0 ponto)
a) As condições de
miserabilidade da população estão ligadas prioritariamente aos péssimos
salários pagos.
b) A relação entre desigualdades e questões
raciais no Brasil é um tema histórico. Por essa razão, tornou-se preocupação
dos estudos sociológicos a partir da década de 1990.
c) A noção da pobreza frente às desigualdades
sociais no país revela concepções com enfoques no aumento do enriquecimento, do
desenvolvimento industrial e da privação relativa.
d) Os programas assistenciais (Bolsa-Família,
Fome Zero e outros tantos) do governo brasileiro avançaram, mas os índices de
pobreza não diminuíram.
e) O
setor informal é outro fator indicador de condições de reprodução capitalista
no Brasil. Os camelôs e vendedores ambulantes são trabalhadores, que não estão
juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade da economia
brasileira.
4) (Ucs 2012) A sociedade brasileira obteve várias conquistas durante o
período da redemocratização e, ao longo desses anos, implantou mudanças
positivas em relação à cidadania e aos direitos civis dos brasileiros, porém
[...] ainda há muito a ser melhorado. Apesar do crescimento econômico e da
diminuição do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza nos
últimos anos, as desigualdades sociais ainda são profundas e estão entre os
principais problemas enfrentados pela sociedade.
(PELLEGRINI,
M. C. Novo olhar história. São Paulo: FTD, 2010, p. 263, v. 3. – Texto
adaptado.)
Considere
as seguintes afirmações sobre a sociedade brasileira.
I.
Segundo pesquisas, pequena parte da população brasileira detém a maior parte da
riqueza nacional, enquanto os demais ficam com a menor parcela.
II. A
exploração da mão de obra infantil ocorre da mesma forma em todas as regiões
brasileiras. O menor trabalha em pedreiras, na colheita de amendoim e em
carvoarias, sendo seu trabalho trocado apenas por arroz e farinha.
III.
As crianças em situação de rua perambulam pelas cidades, dormem sob pontes,
viadutos ou marquises, alimentam-se mal e não frequentam escolas. Vivem uma
realidade que ressalta a brutalidade, a violência, o desamparo, além do
problema com a drogadição.
Das
afirmações acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e III estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
5) (UEM – Inverno 2008) Em termos
sociológicos, assinale o que não for correto sobre o conceito de classes
sociais.
a) Sua utilização visa explicar
as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas
sociedades.
b) De acordo com Karl Marx, as
relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme
a dinâmica dos modos de produção.
c) As classes sociais, para Marx,
definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os
diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
d) A formação de uma classe
social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe
opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
e) A afirmação “a história da
humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as
transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes
entre as classes.
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