Questões 2°ano Filosofia 2°bimestre
1) (Enem 2013) Os produtos e seu consumo
constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi
proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o
homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em
programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo
Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo
humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física
e culturalmente.
CUPANI,
A. A tecnologia como problema filosófico:
três enfoques, Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).
Autores
da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista
concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das
intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em
a)
expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas
ainda existentes.
b) oferecer a última
palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da
filosofia.
c) ser a expressão da
razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
d) explicitar as leis
gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e
religiosos.
e) explicar a
dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates
acadêmicos.
2) (Ufsj 2012) Sobre os
ídolos preconizados por Francis Bacon, é CORRETO
afirmar que:
a) “A consequência
imediata da ação dos ídolos é a inscrição do Homem num universo de massacre e
sofrimento racional-indutivo, onde o conhecimento científico se distancia da
filosofia, se deteriora e se amesquinha”.
b) “Toda idolatria é
forjada no hábito e na subjetividade humanos”.
c) “Os ídolos invadem
a mente humana e para derrogá-los, é necessário um esforço racional-dedutivo de
análise, como bem advertiu Aristóteles”.
d) “Os ídolos da
caverna são os homens enquanto indivíduos, pois cada um [...] tem uma caverna
ou uma cova que intercepta e corrompe a luz da natureza”.
3) (Uel 2011) Leia o
texto a seguir.
Francis
Bacon, em sua obra Nova Atlântida, imagina uma utopia tecnocrática na qual o
sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo
aperfeiçoamento do conhecimento científico, o qual permitiria uma crescente
dominação da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialética do
Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento
do mito foi convertido, ele próprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa
forma de mitologia. O progresso técnico-científico consiste, para Adorno e
Horkeheimer, no avanço crescente da racionalidade instrumental, a qual é
incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os
campos de concentração nazistas.
Com base no texto e
nos conhecimentos sobre o desenvolvimento técnico-científico, é correto
afirmar:
a) Bacon pensava que
o incremento da racionalidade instrumental aliviaria as causas do sofrimento
humano, apesar de a razão, a longo prazo, sucumbir novamente ao mito.
b) Adorno e
Horkheimer concordavam que o progresso científico não consegue superar o mito,
mas se torna um tipo de concepção mítica incapaz de discriminar o que é certo
do que é errado moralmente.
c) Adorno e
Horkheimer sustentavam que o crescente avanço da racionalidade instrumental
consistia num incremento da capacidade humana de avaliar moralmente.
d) Bacon apontava que
o aumento da capacidade de domínio do homem sobre a natureza conduziria os
seres humanos a uma forma de dogmatismo.
e) Tanto Adorno e
Horkheimer quanto Bacon viam o progresso técnico e científico como a solução
para os sofrimentos humanos e para as incertezas morais humanas.
4) (Uel 2011) Leia o texto a seguir.
O
pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da ciência
aristotélica. Um dos pensadores modernos desconfortáveis com a lógica dedutiva
de Aristóteles – considerando que esta não permitia explicar o progresso do
conhecimento científico – foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon
formulou o método indutivo como alternativa ao método lógico-dedutivo
aristotélico.
Com base no texto e
nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, é correto afirmar que o método
indutivo consiste
a) na derivação de
consequências lógicas com base no corpo de conhecimento de um dado período
histórico.
b) no estabelecimento
de leis universais e necessárias com base nas formas válidas do silogismo tal
como preservado pelos medievais.
c) na postulação de
leis universais com base em casos observados na experiência, os quais
apresentam regularidade.
d) na inferência de
leis naturais baseadas no testemunho de autoridades científicas aceitas
universalmente.
e) na observação de casos particulares revelados pela experiência,
os quais impedem a necessidade e a universalidade no estabelecimento das leis
naturais.
05) (Uff 2010) Segundo o filósofo inglês
Francis Bacon (1561-1626), o ser humano tem o direito de dominar a natureza e
as técnicas; as ciências são os meios para exercer esse poder.
Que processo
histórico pode ser diretamente associado a essas ideias?
a) Os ideais de
retorno à vida natural.
b) O bloqueio
continental imposto à Europa por Napoleão Bonaparte.
c) A Contrarreforma
promovida pela Igreja Católica.
d) O surgimento do
estilo barroco nas artes.
e) A Revolução
Industrial.
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