1)
(UEL – 2003) O etnocentrismo pode ser definido
como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar
sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria
cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas
cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que
exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo,
preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas
de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora
Globo, 1970. p. 125.)
Com
base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo
discurso revela uma atitude etnocêntrica:a)
A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua
formação, de etnias de tipo incivilizado.b)
Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as
formas de conhecimentos ocidentais.c)
Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância
e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma
delas.d)
As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de
relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.e)
O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações
sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo. 2)
O
significado da palavra cultura esteve vinculado à terra até o século XVIII. Com
o Iluminismo, o termo passa a definir uma característica do homem. Essa mudança
de perspectiva só foi possível graças:
a)
à descoberta da teoria da evolução das espécies e à afirmação de que o homem
era descendente dos macacos;b)
à imposição da Igreja para que se aceitasse a ideia de cultura como uma
característica humana;c)
à descoberta de novos mundos, como a América, que colocou o homem em contato
com povos diferentes do europeu;d)
ao desenvolvimento da ciência e à descoberta de novas formas de produção de
alimentos;e)
a uma nova concepção de mundo, segundo a qual o homem passou a ser o centro do
universo, e não mais Deus; 3)
O
conceito antropológico de cultura define o termo como:
a)
um elemento que aproxima os homens dos animais;b)
uma função orgânica do homem;c)
um elemento que garante a homogeneidade entre os povos;d)
um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo;e)
as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem; 4)
(UFUB)
Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na
perspectiva da antropologia:
a)
A cultura diz respeito aos atributos a - históricos que singularizam um povo;b)
A cultura de um povo é determinada pelo meio natural; c)
A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;d)
A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica; 5)
(Unicentro)
Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por
eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das
minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que:
a)
envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.b)
determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.c)
produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais.d)
desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.e)
realizam pressão política, apoiando contestação da política econômica, e lutam
por melhores salários. 6)
Entre
os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que pode ser entendido
como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o foco institucional, é:
a)
a precária representação política, o que ocasiona negligência de direitos
básicos que deveriam ser assegurados para todos os indivíduos em um Estado
democrático.b)
a falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as
necessidades específicas de uma minoria.c)
a resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários por parte de
nosso governo.d)
a falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os grupos
minoritários possuem. 7)
Ao
tratarmos dos problemas que afligem as minorias, a desigualdade social acaba
sendo o ponto-chave de grande parte das reivindicações dos grupos minoritários.
No entanto, não é correto afirmarmos que todo grupo minoritário se encontra em
posição fragilizada no meio social. Por quê?
a)
Porque o Estado se encarrega de suprir todas as necessidades das minorias.b)
Porque a ideia de minorias prejudicadas é uma mentira. Todas elas possuem
grandes vantagens cedidas pelo governo.c)
Porque existem minorias elitizadas, que possuem grande poder econômico e grande
influência no meio político.d)
Porque, em um governo democrático, como no caso do Brasil, a representação
política é garantida de forma igual para todos os grupos sociais. 8)
“Apesar
do esforço governamental, ainda existem sérios problemas referentes ao
atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários”. Essa afirmação
faz referência aos programas do governo brasileiro que tentam remediar os
problemas de grupos minoritários. Entre esses grupos, podemos destacar como
minorias em situação precária:
a)
os deficientes físicos, indígenas e políticos.b)
O Movimento dos Sem-Teto, os empresários e os deficientes físicos.c)
Os estudantes, indígenas e os quilombolas.d)
Os deficientes físicos, os indígenas e os quilombolas. 9)
(UFSM)
“A história oficial nos faz acreditar que os portugueses, ao desembarcarem no
Brasil, encontraram um Éden terrestre, pleno de florestas intocadas, fauna
abundante, praias paradisíacas. Um lugar onde os bons selvagens reinariam em
plena sintonia com a natureza”. (National Geographic, maio 2007. p. 60). A
ideia de “bons selvagens” contraria a tese de que:
I.
O homem é bom por natureza, à sociedade o corrompe.II. O homem é mau por natureza, vivendo em
permanente guerra de todos contra todos.III. todos por natureza, são livres e iguais.Está(ão)
correta(s): a)
I apenas.
b)
II apenas.
c)
III apenas.
d)
I e II apenas.
e)
I, II e III. 10) (UFU) De acordo
com Rousseau, “A passagem do estado de natureza para o estado civil determina
no homem uma mudança muito notável, substituindo na sua conduta o instinto pela
justiça e dando às suas ações a moralidade que antes lhes faltava.” (ROUSSEAU,
Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os
Pensadores. p.36.) Sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil,
é correto afirmar que:
a)
O homem mantém a liberdade natural e o direito irrestrito, e ainda ganha uma
moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite.b)
O homem perde a liberdade natural e o direito à propriedade, mas adquire a
obrigação de seguir sua própria vontade.c)
O homem perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a liberdade
civil e a propriedade de tudo o que possui.d)
O homem mantém a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da
liberdade civil em favor da liberdade moral.
Comentários
Postar um comentário