Sociologia 3° anos terceiro bimestre
1) (UEL – 2007) “O homem político
poderia ser ele mesmo. Autenticamente. Ele prefere parecer. Ainda que lhe seja
preciso simular ou dissimular. Compondo um personagem que atraia atenção e
impressione a imaginação. Interpretando um papel que é por vezes um papel
composto. De modo que, recorrendo a um vocabulário colhido no teatro, fala-se
em ‘vedetes’, outrora em ‘tenores’, sempre em ‘representação
política’”. Fonte: SCHWARTZENBERG, R. O Estado Espetáculo. Tradução de
Heloysa de Lima Dantas, Rio de Janeiro-São Paulo: Difel, 1978, p. 7. (Valor 1,0)
Com base no texto
e nos conhecimentos sobre os temas Indústria Cultural e Política, é correto
afirmar:
a) Na atualidade, a arte de dissimular dos políticos
está cada vez menos evidente e, com base nela, os eleitores escolhem seus
candidatos.
b) Através da imagem construída pelo candidato se pode
distinguir claramente sua ideologia.
c) Na era das comunicações, o indivíduo torna-se cada
vez mais informado, portanto, mais imune à propaganda, inclusive à propaganda
política.
d) No Brasil, a indústria cultural torna manifestações
como o teatro, a literatura, a música popular e as artes plásticas, livres de
qualquer traço de mediocridade por ter conotação ideológica.
e) A indústria cultural repousa sobre a produção de
desejos, imagens, valores e expectativas, por isso somos cada vez mais
suscetíveis à propaganda política.
2) (UEL – 2003) “Tudo
indica que o termo ‘indústria cultural’ foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que
Horkheimer [1895-1973] e eu [Adorno, 1903-1969] publicamos em 1947, em
Amsterdã. (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos segundo um
plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam
esse consumo”. (ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel
(Org.). Theodor W. Adorno. São
Paulo: Ática, 1986. p. 92.) (Valor 1,0)
Com base no texto
acima e na concepção de indústria cultural expressa por Adorno e Horkheimer, é
correto afirmar:
a) Os produtos da indústria cultural caracterizam-se por ser
a expressão espontânea das massas.
b) Os produtos da indústria cultural afastam o indivíduo da
rotina do trabalho alienante realizado em seu cotidiano.
c) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos
produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos
críticos, capazes de julgar com autonomia.
d) A indústria cultural visa à promoção das mais diferentes
manifestações culturais, preservando as características originais de cada uma
delas.
e) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as
obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.
Comentários
Postar um comentário