Questões 2 ano Sociologia 1 Bimestre


1)      O avanço colonialista europeu sobre as Américas, grande parte da África, Ásia e Oceania, empreendido a partir do século XVI, não resultou apenas em dominações. Esses encontros geraram relatos de viagem, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de documentos históricos sobre populações até então desconhecidas pelos dominadores. Estas informações foram feitas pelo avanço do (a):

a)      Imperialismo europeu
b)      Imperialismo americano
c)      Navegação europeia
d)      Comercio estrangeiro
e)      Pensamento político

2)      Rejeitando os pressupostos evolucionistas que diziam ser as similaridades culturais resultado de algumas causas básicas e subjacentes, uma vez que a mente humana reagia de modo semelhante quando confrontada com situações ambientais similares, a escola americana de antropologia, do século XIX, propõe que as similaridades culturais podem ser produto de diferentes fatores históricos, ambientais e psicológicos. Portanto, traços de cultura similares análogos entre povos distantes, poderiam indicar uma fonte histórica comum, mas de origem independente, sendo o método indutivo o melhor caminho para compreender tais questões. O defensor dessas ideias é:

a)      Leslie White.
b)      Lewis Henry Morgan.
c)      Franz Uri Boas.
d)      Edward Burnett Tylor.
e)      James Frazer.

3)      Assim como na maioria das ciências, os antropólogos, ao realizarem suas pesquisas, filiam-se a determinadas escolas buscando uma coerência teórica. Esse fato permite a compreensão e verificação do crescimento da ciência antropológica ao longo do tempo. Nesse sentido, pode-se dizer que os evolucionistas do século XIX, baseados nas ideias de Darwin, defendiam a tese de que a sociedade humana passara pela mesma sucessão de estágios em toda a parte do mundo, até atingir a perfeição da sociedade inglesa do século XIX. Esse entendimento de superioridade da Inglaterra vitoriana, sobre as demais culturas, é denominado:

a)      Evolucionismo.
b)      Etnocentrismo.
c)      Empirismo.
d)      Exclusivismo.
e)      Expacionismo.

4)      Uma das referências mais constantes na bibliografia antropológica atual é Clifford Geertz. Antropólogo americano, enquadrado por alguns como um anti-teórico, que propõe a busca de relações sistemáticas entre fenômenos diversos e não identidades substantivas entre fenômenos similares. Criador da teoria interpretativista, sugere que:
a)      Ao estudar um grupo social deve-se manter uma postura etnocêntrica.
b)      Estudar a cultura é examiná-la em momento único na história, ou como algo existente fora da história.
c)      Estudar a cultura de um dado contexto social é estudar o significado dos símbolos partilhados pelos seus integrantes.
d)      O estudo de grupos sociais deve ser desenvolvido de modo sincrônico.
e)      Todo estudo sobre cultura deve se ter uma visão darwinista.


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