Questões 2 ano Sociologia 1 Bimestre
1)
O avanço colonialista europeu sobre as
Américas, grande parte da África, Ásia e Oceania, empreendido a partir do
século XVI, não resultou apenas em dominações. Esses encontros geraram relatos
de viagem, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de documentos
históricos sobre populações até então desconhecidas pelos dominadores. Estas
informações foram feitas pelo avanço do (a):
a) Imperialismo
europeu
b) Imperialismo
americano
c) Navegação
europeia
d) Comercio
estrangeiro
e) Pensamento
político
2)
Rejeitando os pressupostos evolucionistas
que diziam ser as similaridades culturais resultado de algumas causas básicas e
subjacentes, uma vez que a mente humana reagia de modo semelhante quando
confrontada com situações ambientais similares, a escola americana de
antropologia, do século XIX, propõe que as similaridades culturais podem ser
produto de diferentes fatores históricos, ambientais e psicológicos. Portanto,
traços de cultura similares análogos entre povos distantes, poderiam indicar
uma fonte histórica comum, mas de origem independente, sendo o método indutivo
o melhor caminho para compreender tais questões. O defensor dessas ideias é:
a) Leslie
White.
b) Lewis
Henry Morgan.
c) Franz
Uri Boas.
d) Edward
Burnett Tylor.
e) James
Frazer.
3)
Assim como na maioria das ciências, os
antropólogos, ao realizarem suas pesquisas, filiam-se a determinadas escolas
buscando uma coerência teórica. Esse fato permite a compreensão e verificação
do crescimento da ciência antropológica ao longo do tempo. Nesse sentido,
pode-se dizer que os evolucionistas do século XIX, baseados nas ideias de
Darwin, defendiam a tese de que a sociedade humana passara pela mesma sucessão
de estágios em toda a parte do mundo, até atingir a perfeição da sociedade
inglesa do século XIX. Esse entendimento de superioridade da Inglaterra
vitoriana, sobre as demais culturas, é denominado:
a) Evolucionismo.
b) Etnocentrismo.
c) Empirismo.
d) Exclusivismo.
e) Expacionismo.
4)
Uma das referências mais constantes na
bibliografia antropológica atual é Clifford Geertz. Antropólogo americano,
enquadrado por alguns como um anti-teórico, que propõe a busca de relações
sistemáticas entre fenômenos diversos e não identidades substantivas entre
fenômenos similares. Criador da teoria interpretativista, sugere que:
a)
Ao
estudar um grupo social deve-se manter uma postura etnocêntrica.
b)
Estudar
a cultura é examiná-la em momento único na história, ou como algo existente
fora da história.
c)
Estudar
a cultura de um dado contexto social é estudar o significado dos símbolos
partilhados pelos seus integrantes.
d)
O
estudo de grupos sociais deve ser desenvolvido de modo sincrônico.
e)
Todo
estudo sobre cultura deve se ter uma visão darwinista.
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