Questões de Filosofia Primeiros anos/ 1°Bimestre
- É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente, dando destaque a seu início entre os gregos antigos. Para um aluno iniciante, isso muitas vezes faz pensar que se trata de uma disciplina sem atualidade. Porém, Aristóteles, na abertura da sua Metafísica, faz uma afirmação que pode sugerir que o pensamento filosófico possui uma origem não cronológica. Segundo ele:
a)
Todos os homens, por natureza, experimentam a dúvida.
b)
Todos os homens, por natureza, tendem ao saber.
c)
Todos os homens, por natureza, são criadores.
d)
Todos os homens, por natureza, buscam um método.
e)
Todos os homens, por natureza, odeiam as sensações.
- Muitas vezes, somos surpreendidos pela compreensão 'naturalista' que os primeiros pensadores da escola jônica tiveram da realidade. Tales de Mileto dizia que 'tudo e água'. Essa atitude, que pode parecer mitológica ou cintifica, possibilitou, segundo Hegel na suas Preleções sobre a história da Filosofia, o nascimento do pensamento filosófico porque aí começa:
a)
uma compreensão natural da natureza.
b)
uma interpretação objetiva da realidade.
c)
uma aproximação do ente imediato.
d)
uma aproximação da percepção sensível.
e)
um distanciamento da percepção sensível.
- (UEM) Os filósofos pré socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto:
01)
Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria
afirmado “tudo é água”, indicando, assim, um princípio
material elementar, fundamento de toda a realidade.
02)
Heráclito de Éfeso interesou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou
que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem
de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários
são o que gera e mantém todas as coisas.
04)
Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a
imobilidade e a umidade do ser do princípio de que “o ser é” e
“o não ser não é”, elaborando um primeira formulação dos
princípios lógicos da identidade e da não contradição.
08)
As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas
para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os
pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de
suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores
posteriores.
16)
Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de átomos, isto
é, partículas indivisíveis que, movendo-se e agregando-se no
vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção consistiriam,
na agregação e na desagregação dos átomos.
- Sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, marque a alternativa INCORRETA.
a)
Segundo Heráclito, a realidade do Ser é a imobilidade, uma vez que
a luta entre os opostos neutraliza qualquer possibilidade de
movimento.
b)
Heráclito concebe o mundo como um eterno devir, isto é, em estado
de perene movimento. Nesse sentido, a imobilidade apresenta-se como
uma ilusão.
c)
Para Heráclito, a guerra (pólemos) é o princípio regulador da
harmonia do mundo.
d)
Segundo Heráclito, o um é múltiplo e o múltiplo é um.
- (UFU/1999) Parmênides de Eléia, filósofo pré-socrátivo, sustentava que
I
– o ser é.
II
– o não ser não é.
III
– o ser e o não ser existem ao mesmo tempo.
IV
– o ser é pensável e o não ser é impensável.
Assinale
a)
se apenas I, III e IV estiverem corretas.
b)
se apenas I, II e III estiverem corretas.
c)
se apenas II, III e IV estiveram corretas.
d)
se apenas I, II e IV estiveram corretas.
e)
se todas as afirmativas estiverem corretas.
- (Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra. Para Leucipo e Demócrito a physis é composta
a)
pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.
b)
pela água.
c)
pelo fogo.
d)
pelo ilimitado.
e)
pelos átomos.
- (Ufsj 2012) Sobre o princípio básico da filosofia pré-socrática, é CORRETO afirmar que:
a)
Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os
seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem
única de todas as coisas.
b)
Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs
que não apenas a água poderia ser considerada arché desse mundo em
si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.
c)
Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam e
concluiu que o princípio de todas as coisas não pode ser afirmado,
já que tal princípio não está ao alcance dos sentidos.
d)
Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou terminantemente a
luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, como o quis
Catão, o antigo.
- (Unioeste 2012) O que há em comum entre Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, entre Xenófanes de Colofão e Pitágoras de Samos? “Todos esses pensadores propõem uma explicação racional do mundo, e isso é uma reviravolta decisiva na história do pensamento” (Pierre Hadot). Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia, seguem as seguintes proposições:
I.
Os filósofos pré-socráticos são conhecidos como filósofos da
physis porque as explicações racionais do mundo por eles produzidas
apresentam não apenas o início, o princípio, mas também o
desenvolvimento e o resultado do processo pelo qual uma coisa se
constitui.
II.
Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratarem da
origem e do desenvolvimento do universo, antes deles já existiam
cosmogonias, mas estas eram de tipo mítico, descreviam a história
do mundo como uma luta entre entidades personificadas.
III.
As explicações racionais do mundo elaboradas pelos pré-socráticos
seguem o mesmo esquema ternário que estruturava as cosmogonias
míticas na medida em que também propõem uma teoria da origem do
mundo, do homem e da cidade.
IV.
O nascimento das explicações racionais do mundo são também o
surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito; em
certos momentos decisivos da história da filosofia as duas ordens de
pensamento chegam a coexistir, exemplo disso pode ser encontrado no
diálogo platônico Timeu quando, na apresentação do “mito mais
verossímil”, a figura mítica do Demiurgo é introduzida para
explicar a produção do mundo.
V.
Tales de Mileto, um dos Sete Sábios, além de matemático e físico
é considerado filósofo – o fundador da filosofia, segundo
Aristóteles – porque em sua proposição “A água é a origem e
a matriz de todas as coisas” está contida a proposição “Tudo é
um”, ou seja, a representação de unidade.
Assinale
a alternativa correta.
a)
As proposições III e IV estão incorretas.
b)
Somente as proposições I e II estão corretas.
c)
Apenas a proposição IV está incorreta.
d)
Todas as proposições estão incorretas.
e)
Todas as proposições estão corretas.
- Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre o problema do ser, do conhecer e da origem da natureza, do universo. Parmênides e Heráclito são duas referências importantes nesse início da filosofia ocidental que ocorreu na Grécia Antiga entre os séc. VII e V a.C. Qual é a principal diferença na forma de pensar entre Heráclito e Parmênides?
a)
Heráclito é dialético e Parmênides é analítico;
b)
Heráclito é platônico e Parmênides é aristotélico;
c)
Heráclito diz que os sentidos enganam e Parmênides valoriza os
sentidos;
d)
Heráclito considera que tudo na natureza se transforma, pois todas
as coisas estão em constante movimento e, portanto, conhecer é
captar a mudança contínua. Já Parmênides concebe que conhecer é
alcançar o idêntico, imutável;
e)
Para Heráclito ninguém consegue se banhar duas vezes no mesmo rio e
para Parmênides todos "os banhos" são iguais.
Gabarito:
ResponderExcluir1 b
2 e
3 01 – 02 – 04 - 16
4 a
5 d
6 e
7 a
8 e
9 d