QUESTÕES DE FILOSOFIA 4º BIMESTRE TERCEIROS ANOS

1)Vimos nas aulas as concepções de alguns filósofo; identifique abaixo qual a concepção de Alexander Gottlieb Baumgarten.

A) A estética para ele completa a lógica e deve dirigir a faculdade do conhecer pela sensibilidade. Define a beleza estética como a perfeição.
B) Para ele somos obrigados a admitir a existência do belo em si independentemente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desse ideal universal.
C) O vai ainda mais longe, pois deduz regras para o fazer artístico a partir do belo ideal fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independentemente do sujeito que as percebe.
D) Relativizam a beleza, uma vez que ela não é uma qualidade das coisas, mas só o sentimento na mente de quem as contempla.
E) Ele tenta superar a dualidade objetividade-subjetividade a firmando que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. Entretanto esse sentimento e despertado pela presença do objeto.

2) Marque a opção que nos mostra conhecimento de gosto e subjetividade.

A)O conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitrária e imperiosa da nossa subjetividade.
B)Ter gosto é ter a capacidade de julgamento sem preconceito.
C)É a própria presença da obra de arte que forma o gosto
D)Todas as opções acima citadas corresponde ao conceito de gosto e subjetividade.
E)Nenhuma.

3)Vimos nas aulas as concepções de alguns filósofo; identifique abaixo qual a concepção dos Filósofos empirismo Locke e Hume.

A) A estética completa a lógica e deve dirigir a faculdade do conhecer pela sensibilidade. Define a beleza estética como a perfeição.
B) somos obrigados a admitir a existência do belo em si independentemente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desse ideal universal.
C) Vai ainda mais longe, pois deduz regras para o fazer artístico a partir do belo ideal fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independentemente do sujeito que as percebe.
D) Relativizam a beleza, uma vez que ela não é uma qualidade das coisas, mas só o sentimento na mente de quem as contempla.
E)Tenta superar a dualidade objetividade-subjetividade a firmando que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. Entretanto esse sentimento e despertado pela presença do objeto.

4) Experiência estética, ou a experiência do belo, é gratuita, é desinteressada, ou seja, não visa a um interesse prático imediato.Identifique as opções que ressalta a experiência estética.

A) Não pode ser julgada em termos de utilidade para determinado fim.
B)Não visa ao conhecimento lógico, medido em termos de verdade.
C)Não tem como alvo a ação imediata;
D)As opções A,B,C correspondem a experiência estética.

E)Nenhum
5) Complete as lacunas:

A experiência estética é a experiência da presença tanto do ______________ estético como do sujeito que o percebe. Nenhum argumento racional ou conjunto de regras poderá nos convencer de que um objeto é belo se não pudermos percebê-lo por nós____________, se não estivermos frente a frente com______________.

A) Objeto, mesmos, ele.
B) Mesmos, Objeto, ele.
C) Mesmos, ele ,Objeto,.
D) Ele,Mesmos,Objeto,.
E) Mesmos, Ele,Objeto,.

6)Vimos nas aulas as concepções de alguns filósofo; identifique abaixo qual a concepção de Kant.

A) A estética completa a lógica e deve dirigir a faculdade do conhecer pela sensibilidade. Define a beleza estética como a perfeição.
B) somos obrigados a admitir a existência do belo em si independentemente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desse ideal universal.
C) Vai ainda mais longe, pois deduz regras para o fazer artístico a partir do belo ideal fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independentemente do sujeito que as percebe.
D) Relativizam a beleza, uma vez que ela não é uma qualidade das coisas, mas só o sentimento na mente de quem as contempla.
E)Tenta superar a dualidade objetividade-subjetividade a firmando que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. Entretanto esse sentimento e despertado pela presença do objeto.

7) Vimos nas aulas as concepções de alguns filósofo; identifique abaixo qual a concepção de Platão.

A) A estética completa a lógica e deve dirigir a faculdade do conhecer pela sensibilidade. Define a beleza estética como a perfeição.
B) somos obrigados a admitir a existência do belo em si independentemente das obras individuais que, na medida do possível, devem se aproximar desse ideal universal.
C) Vai ainda mais longe, pois deduz regras para o fazer artístico a partir do belo ideal fundando a estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradável, independentemente do sujeito que as percebe.
D) Relativizam a beleza, uma vez que ela não é uma qualidade das coisas, mas só o sentimento na mente de quem as contempla.
E) Tenta superar a dualidade objetividade-subjetividade a firmando que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. Entretanto esse sentimento e despertado pela presença do objeto.

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