Questões de Sociologia segundos anos 3Bimestre
1) (Enem 2013) Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e
montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do
Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao
Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em
resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e
admirado de tanta grandeza.
“Coroação
do Rei do Congo em Santo Amaro”, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e
utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as
festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994
(adaptado).
Originária
dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia
um processo de:
a)
exclusão social.
b)
imposição religiosa.
c)
acomodação política.
d)
supressão simbólica.
e)
ressignificação cultural.
2) (Enem 2013) TEXTO I
Ela
acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê
romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua
janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu
complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e
mais outra na sua aula de francês ou de dança.
Comentário
do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud
SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi —
Revista dos Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.
TEXTO
II
As
janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas,
positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes
gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as
filhas e as esposas.
MACEDO,
J.M. “Memória da Rua do Ouvidor [1878]”. Disponível em:
www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).
A
representação social do feminino comum aos dois textos é o (a)
a)
submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de
família.
b)
acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.
c)
ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas
classes sociais.
d)
proteção da honra, medida pela disputa masculina em relação às
damas da corte.
e)
valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses
vinculados à herança.
3) (Enem 2013). Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com
a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de
cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A
partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto
musical de exportação de nível internacional prometido pelos
baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos
meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical.
TINHORÃO,
J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao
tropicalismo. São Paulo: Art. 1986 (adaptado).
A
nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que
incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira.
Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:
a)
A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com
tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)
b)
Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira
estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu
bem, Dolores Duran)
c)
No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a
saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e
Lamartine Babo)
d)
Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido /
Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)
e)
Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu
darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de
Moraes)
4)
Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs
tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade
brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo
lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das
escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da
sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito
têm sido os motores no processo de construção democrática.
SOUZA,
M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e
possibilidades das práticas democráticas. Disponível em:
http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado)
Segundo
o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de
construção democrática, porque
a)
determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
b)
aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c)
pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
d)
privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das
demais.
e)
propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
5) Os movimentos sociais não são novidades históricas, mas são
nos anos sessenta, do século passado, que através ________________
e de outros movimentos contra discriminação e subordinação de
determinados grupos, como o dos homossexuais, dos negros e de outras
__________________, que sinalizam as profundas transformações
culturais incorporadas agora no nosso dia. O desenvolvimento
tecnológico e o avanço do domínio dos homens sobre a natureza,
questões como a exclusão social, o aquecimento global, entre
outras, colocaram novos problemas para a espécie humana e para o
futuro do planeta dando origem a novos movimentos entre os quais os
____________________ em suas diferentes correntes. Assinale a
alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto
apresentado.
a)
do feminismo – minorias raciais – movimentos democráticos
b)
do machismo – minorias raciais – movimentos ecológicos
c)
da feminilidade – minorias sociais – movimentos ecológicos
d)
da feminilidade – minorias sexuais – movimentos ambientais
e)
do feminismo – minorias sociais – movimentos ambientais
6) Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de
antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as
problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos,
destacam-se aqueles que:
a)
envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.
b)
determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.
c)
produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões
globais.
d)
desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos
políticos.
e)
realizam pressão política, apoiando contestação da política
econômica, e lutam por melhores salários.
7) Entre os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que
pode ser entendido como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o
foco institucional, é:
a)
a precária representação política, o que ocasiona negligência de
direitos básicos que deveriam ser assegurados para todos os
indivíduos em um Estado democrático.
b)
a falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as
necessidades específicas de uma minoria.
c)
a resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários
por parte de nosso governo.
d)
a falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os
grupos minoritários possuem.
8) Ao tratarmos dos problemas que afligem as minorias, a desigualdade
social acaba sendo o ponto-chave de grande parte das reivindicações
dos grupos minoritários. No entanto, não é correto afirmarmos que
todo grupo minoritário se encontra em posição fragilizada no meio
social. Por quê?
a)
Porque o Estado se encarrega de suprir todas as necessidades das
minorias.
b)
Porque a ideia de minorias prejudicadas é uma mentira. Todas elas
possuem grandes vantagens cedidas pelo governo.
c)
Porque existem minorias elitizadas, que possuem grande poder
econômico e grande influência no meio político.
d)
Porque, em um governo democrático, como no caso do Brasil, a
representação política é garantida de forma igual para todos os
grupos sociais.
9) “Apesar do esforço governamental, ainda existem sérios problemas
referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos
minoritários”. Essa afirmação faz referência aos programas do
governo brasileiro que tentam remediar os problemas de grupos
minoritários. Entre esses grupos, podemos destacar como minorias em
situação precária:
a)
os deficientes físicos, indígenas e políticos.
b)
O Movimento dos Sem-Teto, os empresários e os deficientes físicos.
c)
Os estudantes, indígenas e os quilombolas.
d)
Os deficientes físicos, os indígenas e os quilombolas.
10) No movimento expressivo as pessoas tentam mudar:
a) a realidade.
b) a si mesmas.
c) o governo.
d) as instituições.
11) Exemplo de movimento expressivo:
a) movimento feminista
b) movimento trabalhista.
c) greve dos carteiros.
d) movimento dos vigilantes do peso.
12) O movimento reacionário quer:
a) mudanças sociais.
b) manter as condições atuais.
c) manter as antigas condições.
d) revolucionar a sociedade.
13) Exemplo de movimento progressista:
a) luta contra os impostos.
b) luta contra a discriminação da mulher.
c) greve de militares.
d) luta pela qualidade no ensino.
gabarito: 1 – E 2 – A 3 – D 4 – C 5 – E 6 – C 7 – A 8 – C 9 – D
ResponderExcluir10 – B 11 – D 12 – C 13 - D
Qual a resposta da 5 por favor
ResponderExcluir5e
Excluir5 C ou E ???
ResponderExcluirObrigada!
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